terça-feira, 18 de abril de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 17: O Atari com seus Altos e Baixos

Continuando com a épica Jornada Atari 2600, na qual me propus a jogar todos os títulos deste console ano a ano - portanto, mais ou menos em uma ordem cronológica de lançamento - chegamos à edição de número 17.

Comecei com Ms. Pac-Man, que para minha agradável surpresa não é a bomba que foi a versão de Pac-man no Atari. Mesmo assim, está bem longe de ser a maravilha do arcade. Mesmo assim se destaca entre os jogos do console, é tudo o que o primeiro Pac-man deveria ter sido considerando o hardware do velho Atari. Depois de me divertir nesses labirintos, parti para Obelix, que seguiu o caminho de Asterix: foi decepcionante. Não dá para classificar o gênero desse jogo, de tão "injogável." que ficou. Pepsi Invaders por sua vez nada mais é que Space Invaders com letras do nome Pepsi no lugar dos aliens. Pigs in Space é um dos clones mais descarados de Space Invaders que eu vi nesta Jornada Atari 2600, e olha que eu vi muitos clones de Space Invaders. Este aqui está concorrendo ao Oscar do plágio. É uma versão meio bugada, com personagens dos Muppets, e você deve atirar em frangos vindos do espaço... Que doideira.



Polo é um jogo que carrega a licença da Ralph Lauren, em uma partida de Polo um contra um com estilo Pong. É um jogo muito legal, uma surpresa na safra desta edição. Pole Position é outro port do arcade que me surpreendeu. Eu esperava que fosse chato e lento, mas tem ótimos gráficos e um controle decente, apesar de ser bem mais difícil que o fliperama. Quadrun é uma (mais uma!) psicodelia sem sentido no Atari. RealSports Soccer é um futebol 3 contra 3 sem goleiro para dois jogadores. Aqui os fundamentos do esporte estão ainda muito primitivos e crus, mas os gráficos e movimentação dos personagens são bons. Pelé's Soccer ainda é o melhor futebol do Atari 2600. RealSports Tennis por sua vez traz todas as regras do Tênis para o jogo, é bonito de ver em movimento, tem excelentes controles, portanto é muito divertido. Joguinho dinâmico e veloz, vale muito a pena conhecer. Um dos melhores jogos de esportes no Atari 2600.



Snoopy and the Red Baron é um shooter muito bem feito no estilo Defender, com ótimos visuais e fiel ao desenho. Gostei muito deste aqui e recomendo. Sorcerer's Apprentice traz o Mickey aprendiz de feiticeiro, em um jogo basicamente sem objetivos: você deve acerta com magia uns pós mágicos que caem do céu - ou algo do gênero. Lembra um pouco Space Invaders, mas sem nenhuma dificuldade, pois aparentemente não é possível perder. Apesar disso é um jogo simpático e capaz de divertir, estranhamente e surpreendentemente.



Swordquest: Fireworld e Swordquest: Waterworld são ambos clones de Adventure, mas super bugados e com jogabilidade quebrada em muitos momentos. As cores desse jogo me deram dor de cabeça, então como médico, recomendo aos epilépticos evitar esse tipo de jogo. Taz segue a linha do Asterix e pelo jeitão da tela inicial, parece ser dos mesmos criadores, portanto não há muita diferença. Joguinho não recomendável. Track & Field é sobre corrida em 100 metros rasos, vencendo quem conseguir maltratar mais o controle. A lista de jogos lançados em 1983 por third parties é longa, portanto ainda temos umas várias edições até o final da biblioteca do Atari 2600.
                     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário