domingo, 16 de abril de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 16: Feliz 1983!


Continuando com mais uma edição da Jornada Atari 2600, joguei títulos lançados em 1983, seguindo mais ou menos uma ordem alfabética. Bem mais ou menos, porque os títulos estão embaralhados pelas próximas edições que estão por vir nessa nova fase. Nesta edição temos vários ports de jogos de arcade, alguns excelentes e outros que não se saíram tão bem assim. Sem mais delongas, vamos lá.

Começando por Asterix, eu esperava algo na linha de Donkey Kong... Mas o que apareceu foi na verdade um jogo no qual controlamos a CABEÇA do Asterix como se ele fosse o Pac-man e precisamos quebrar vasos acumulando pontos. Ao tocar em coisas que mais parecem harpas (???) perdemos uma vida. Que jeito de usar uma boa franquia, hein Atari! Depois de uns minutos quebrando vasos com a cabeça, fui para Battlezone. Este aqui é um port dos Arcades, que ficou famoso em 1980 por ser um jogo de tiros tridimensional com tanques de guerra. Eu estava esperando um desastre, mas o que eu encontrei foi um jogo muito bem feito com visuais inacreditáveis no Atari e uma boa movimentação. Divertido ao extremo, mas um pouco difícil demais. Daí fui para Big Bird's Egg Catch é mais um jogo esquisitão no qual pegamos ovos antes que caiam no chão... Tsc, tsc... Crystal Castles tenta ser um jogo isométrico de ação, mas os controles travados impedem qualquer progressão. Portanto infelizmente ele foi uma perda de tempo. Daí vieram alguns nomes de peso, direto dos fliperamas.


Dig Dug é um port competente do arcade, ou seja, muito divertido. Os visuais estão obviamente menos coloridos mas ainda funcionam muito bem, e o jogo ficou bastante fiel ao arcade. Gostei muito dessa versão. Ainda tinha outro petardo da Namco: Galaxian é bastante fiel ao original, e está em excelente forma no Atari 2600. Os inimigos estão um pouco mais difíceis de acertar do que no original, mas neste caso vou considerar isto como um ponto positivo: Galaxian no Atari 2600 ficou até um pouco melhor que o já excelente jogo de arcade. Mais um port de Arcade, Gravitar é um que eu nunca havia jogado antes. Portanto conheci primeiro a versão do Atari. O jogo lembra bastante o incrível Asteroids, mas com naves - e sem asteróides - e no meio do cenário uma estrela que sempre está puxando a nava para ela, com um efeito de gravidade muito interessante. Daí o título do jogo. Como eu sou fã de Asteroids, gostei bastante desse título, fiquei até curioso para conhecer a versão de arcade. Joust é um jogo no qual eu sou uma completa pereba jogando. No original eu apanhei muito da máquina e nesta versão também. A adaptação ficou muito bem feita na minha opinião, e mesmo sendo osso duro de roer, é um jogo divertido e um port muito bem feito.


Jungle Hunt tenta fazer como Pitfall no estilo plataforma 2D. O jogo esbanja simpatia e é divertido de se jogar, mas não tem a mesma precisão e polimento do clássico da Activision. Mesmo assim vale conhecer. Kangaroo coloca você no controle de um canguru boxeador, em um estilo de jogo que lembra Donkey Kong de Arcade, maso personagem é muito lento e os controles travados, perdendo assim a diversão. Krull é um jogo medieval estilo Dragonfire no qual você tem de proteger uma donzela em apuros. O jogo tem uma dificuldade brutal, mas é divertido e tem bons controles, valeu a jogada. Falando novamente de um clássico dos Arcades trazido para casa via Atari, temos Mario Bros., que ficou horroroso nessa versão. Os controles estão escorregadios, e a única coisa que lembra o original de Arcade é o bonequinho do Mario. Recomendo passar bem longe. Outro clássico que não se deu muito bem na transição para o console, Moon Patrol já não ficou muito bem. Os controles ficaram lentificados, dificultando muito sobreviver às hordas de inimigos, além dos saltos que ficaram bem mais difíceis. Ficou bonito no Atari, mas perdeu seu brilho que estava nos ótimos controles do original.


Esta foi mais uma edição da Jornada Atari 2600, em minha opinião com um grande aumento na qualidade dos jogos. O Atari 2600 fez bonito ao levar os arcades para casa, mesmo com as perdas envolvidas no hardware. Impressionante para a época, não?

Destaques: Battlezone, Dig Dug, Galaxian, Gravitar, Joust.
Piores momentos: Asterix, Big Bird's Egg Catch, Crystal Castles, Mario Bros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário