terça-feira, 4 de abril de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 14: Invasão dos Jogos de "Navinha"

Esta edição da Jornada demorou de sair do forno, porque esses dias não joguei muito Atari - na verdade não joguei muito de nada - e agora continuo com essa empreitada. Ainda falo sobre jogos de 1982, dessa vez com um volume surpreendente de shooters, infelizmente nem todos lá muito bons. Comecei bem esta leva de jogos, com Seahawk, que é um shooter que combina elementos de Defender e Scramble, com resultados mistos. Vários detalhes gráficos interessantes se juntam a bons controles e uma alta dificuldade para gerar este divertido tiroteio aéreo. Vale a jogada. Depois de me divertir um pouco com este aqui, fui para Seamonster e Space Attack. O primeiro é outro shooter mas bem chato e lerdo... não recomendo. Já o segundo é um jogo o qual não entendi mesmo... não consigo opinar.






Olha, fazer uma série de textos assim sobre o Atari 2600 não é fácil. Quando estava desanimando, veio Space Cavern, que surpreendeu. É um shooter desenfreado e muito bem feito, que me parece uma espécie de mistura de Space Invaders com Donkey Kong 3 de Nintendinho. Divertido! Space Jockey é mais um shooter , porém com progressão lateral. Nele você controla uma nave que lembra bastante o disco voador de Mystic Ark, derrubando todo tipo de veículos voadores pelo caminho. Muito difícil e divertido ao mesmo tempo, com ótimos controles, é uma pérola escondida entre os jogos do Atari 2600. Spider Fighter foi mais uma surpresa. É um jogo de tiro em tela fixa a là Space Invaders, mas com muita coisa de Centipede. Vou confessar que achei este aqui até melhor que Centipede(!!!!). Vale muito a pena jogar este aqui, mais um petardo da Activision, incrivelmente divertido. Curioso como esse título não se tornou famoso. Jogue ontem!
Spider Fighter


Depois dessas surpresas, veio o segundo jogo baseado em personagens e quadrinhos nessa Jornada: Spider-Man é um primitivo jogo de plataforma no qual se deve levar o homem aranha para o topo de um arranha céus. Pelo caminho é possível capturar criminosos nas janelas e desarmar bombas para aumentar a pontuação. Ao final da escalada temos de evitar o Duende Verde antes de chegar ao final. Nesse jogo não é possível pular, apenas usamos a teia para ir subindo. Se errar onde jogar a teia, o herói cai do prédio. É um jogo simpático, muito melhor do que Super Man por exemplo, sendo até aqui o melhor jogo baseado em quadrinhos para o Atari 2600. Mas também não é nenhuma obra prima como Pitfall!, por exemplo. Vale a jogada, de qualquer forma.




Star Strike
Squeeze Box é mais uma dessas doideiras espalhadas pelo catálogo do Atari: você está dentro de uma espécie de caixa e armado com um revólver, devendo atirar nas paredes que estão se fechando antes que elas o peguem. Mas que jogo chato! Star Strike por sua vez é bem interessante. Trata-se de um shooter espacial com visão por trás da nave, lembrando muito Star Fox. A nave passa por uma estação semelhante aos corredores da Estrela da Morte em Star Wars e é preciso evitar outras naves e atirar nelas. Não há sistema de pontuação e o jogo é lento, mas vale a pena conhecer. Star Voyager é outro jogo de nave, mas em primeira pessoa. É mais confuso e nauseante do que divertido, não recomendo. E por fim, o jogo que eu mais esperava nesta edição:  Star Wars: The Empire Strikes Back é um shooter lateral estilo Defender - parecido até demais - no qual enfrentamos os AT-AT's na batalha de Hoth, logo ao início de O Império Contra-Ataca. Eu adoro Star Wars, mas não gostei dessa versão aqui não...


Destaques: Space Cavern, Space Jockey, Spider Fighter.
Piores momentos: Seamonster, Space Attack, Squeeze Box.


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário