quarta-feira, 22 de março de 2017

Retrospectiva 04: Álbuns de Heavy Metal dos Anos 1980 que Você Precisa Conhecer

Neste post estou abordando um assunto amplo e complexo: Heavy Metal oitentista. Como há muitas bandas dessa época dos mais diferentes estilos, é difícil elaborar uma lista de discos "obrigatórios" dessa época. Muitos discos clássicos fatalmente ficarão de fora e que poderiam facilmente figurar nesta lista. Para elaborá-la eu bolei algumas regras e limitações:

1 - Apenas um álbum por banda, senão ficaria muito repetitivo e redundante. Aqui não estão os melhores discos de cada banda, mas sim aqueles que eu acredito resumirem melhor em um único trabalho o estilo da banda.

2 - Escolhi álbuns notoriamente famosos e que ajudaram a consolidar o estilo. Aqui estão reunidos discos que podem ser um ótimo ponto de entrada para quem não conhece o estilo.

3 - Estou ciente de que bandas como Metal Church, Accept, Savatage e Exodus (e mais um monte delas) ficaram de fora. Mas como eu disse antes, não é o objetivo listar todos os álbuns que merecem ser lembrados em um só post. 

4 - Por fim, cito apenas bandas que constam no site metal archives. Portanto, nada de Led Zeppelin ou Queen, por mais que eu goste dessas bandas e por mais que elas tenham influenciado bandas de metal.

Judas Priest - British Steel
Começando este post com um dos símbolos do metal oitentista, British Steel é o sexto álbum de estúdio da já consagrada banda da época, Judas Priest. É lembrado até hoje como um dos melhores da banda - em minha opinião emparelhado com Screaming for Vengeance e Painkiller - e traz alguns dos melhores clássicos do estilo, como a antológica Breaking the Law. Disco veloz e furioso, empolga qualquer jogatina.



Iron Maiden - Piece of Mind
Historicamente, a banda mais importante do movimento New Wave of British Heavy Metal, que renovou a cena metaleira da década de de 1980. Iron Maiden lançou só na década de 1980 nada menos que sete álbuns que poderiam facilmente figurar nessa lista. Nesta retrospectiva, vamos lembrar de Piece of Mind, um dos grandes momentos do auge dessa banda. Clássicos como Flight of Icarus, Revelations e The Trooper definem esta obra, que é polida ao extremo do início ao final. Comece com a faixa Where Eagles Dare e veja o tempo se diluir antes que você perceba os últimos acordes da música To Tame a Land. Este álbum representa muito bem uma das melhores bandas do estilo.


Megadeth - Peace Sells... But Who's Buying?
Este é um dos mais intensos álbuns do Thrash Metal, levando o estilo a um maior peso e agressividade. Cortesia de toda a fúria de Dave Mustaine, importante personagem na formação do Metallica e na fundação deste subgênero do metal. Com riffs rápidos e marcantes e ótimas letras - principalmente na faixa título - Peace Sells alçou o Megadeth a um novo patamar, mostrando ao mundo um pouco do que essa banda se tornaria.



Metallica - Ride the Lightning
Não vou entrar no mérito de discutir qual é o melhor álbum do Metallica no anos 80, mas o fato é que Ride the Lightning é o trabalho que melhor representa a banda nesse período. Um pouco menos frenético que o álbum de estreia Kill them All, RtL apresenta marcadas influências do metal britânico de bandas como Iron Maiden. Aqui as músicas estão mais longas e com maior atenção às linhas instrumentais e a ambientação das músicas. Desde Fight Fire With Fire até a climática e soturna Call of Chtulu, esse incrível petardo é altamente recomendado, um clássico.


Anthrax - Among the Living
Lançado em 1987, alterna momentos soturnos com muito peso e marcadas influências do Punk - em minha humilde opinião, os melhores traços possíveis desse estilo. Destaque para a furiosa faixa Caught in a Mosh, minha favorita da banda. Tente não balançar a cabeça ao ouvir... Bom para embalar as jogadas em shooters e em reuniões multiplayer com campeonatinhos e afins.


Slayer - Reign in Blood

Em 1984 os então novatos do Slayer levam a um novo patamar o peso e velocidade do thrash metal, com riffs agressivos, raivosos porém inesquecíveis, com maior destaque para Angel of Death e Raining Blood. Considero este um disco inesquecível para o thrash metal, sendo uma espécie de apoteose do estilo.

Dio - Holy Diver 
Primeiro disco do lendário vocalista Dio, em 1983 mostrou ao mundo que o ex-frontman do Rainbow e do Black Sabbath era capaz de compor um trabalho solo de primeiríssima linha. Heavy Metal tradicional aos moldes de Judas Priest e Iron Maiden, tem clássicos como Rainbow in the Dark, Holy Diver e Caught in the Middle, com excelentes letras e instrumental exemplar com maior destaque para o guitarrista Vivian Campbell - na época com apenas 18 anos. Isso sem contar os vocais de Dio. Um clássico do metal oitentista que merece ser sempre lembrado.  
 
Ozzy Osbourne - Blizzard of Ozz
Não dá para esquecer do Ozzy em uma lista dessas. Blizzard of Ozz é seu primeiro álbum solo após sair do Sabbath e conta com com clássicos como I Don't Know, Crazy Train, Goodbye to Romance, Mr. Crowley - e para falar a verdade, todo o resto do álbum. Cada composição foi extremamente bem gravada, com um trabalho de guitarras impecável e impressionante até hoje -cortesia de Randy Rhoads.



Def Leppard - Pyromania
Uma maneira simplória de descrever o Def Leppard para quem não conhece, seria como uma espécie de AC/DC com uma dose considerável e peso a mais e voltado para um estilo mais melódico - ao menos neste marcante álbum que imortalizaria temas como Rock Rock (Till You Drop), Rock of Ages e Too Late for Love.

Scorpions - Love at First Sting
Um disco com as múscias Rock You Like a Hurricane e Still Loving You já deveria ser considerado um clássico instantâneo e permanente, mas para Klaus Meine, Rudolf Shenker e companhia isto não seria o suficiente - até porque trata-se do Scorpions em 1984. E esta é uma banda de heavy Metal capaz de cativar mesmo quem não é adepto do estilo, sendo muito bem aceita como uma importante banda no Rock como um todo. As guitarras, o baixo, as baterias, os backing vocals e a marcante voz de Klaus Meine nos levam por faixas pesadas e inesquecíveis, culminando na inesquecível Still Loving You. Sempre é um bom momento para ouvir Scorpions, e jogando videogame não foge a isto. 



Acredito que esse tipo de lista sempre será questionável e discutível. Mas é um prazer ouvir esses álbuns para tecer opiniões a respeito, mexendo com a memória e a nostalgia. Se você discorda ou tem algum outro álbum que caberia em uma lista dessas - creio que estes não faltam - responda nos comentários! Ficarei muito feliz se alguém indicar algo dessa época que não ouvi ainda. A conclusão maior que pude tirar ao escrever este texto é que o Heavy Metal oitentista e os videogames combinam maravilhosamente bem.



Um comentário:

  1. Cara, devo dizer que muita coisa ai eu ouvi incontáveis vezes em LP, em festas lá em casa!
    Essa época aonde o pop era um pouco mais "nervoso" e a sociedade um pouco menos carregada de falsa moral deixa saudade! Por sorte, como você mesmo diz, há incontáveis coisas a se conhecer destes tempos, fazendo com que décadas passadas possam ser constatemente uma agradável novidade!
    PS: Essa capa do album do Judas seeempre me dá arrepios de alfição hahahaha.

    ResponderExcluir