quarta-feira, 22 de março de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 12: Os Clones Contra-Atacam

Continuando com mais um capítulo da Jornada Atari 2600 na qual eu narro minhas peripécias depois de resolver jogar todos os jogos deste console tão importante historicamente. Estou conhecendo muitos jogos estilo arcade e me divertindo muito, mas é inegável que oque não falta neste console são CLONES, o que deixa as coisas um tanto repetitivas. Vou tentar não falar tanto sobre o que já falei em outros posts, então para os clones vou focar mais nos diferenciais e se não houver, não me demorarei muito sobre cada um. Vamos lá então.
 
Comecei essa semana por Gopher, que é um jogo estilo time management, no qual você controla um fazendeiro que deve proteger as cenouras da horta dos ataques de uns bichos bem esquisitos - provavelmente coelhos de Chernobyl - usando a pá para obstruir os túneis que eles cavam. Bastante monótono e frustrante ao mesmo tempo, porque os roedores radioativos são MUITO mais rápidos que o pobre agricultor. Depois disso, fui para Gorf, que é um dos clones mais descarados de Space Invaders que vi até hoje. Igual em quase tudo, por isso chega a ser bem divertido, apesar de ser cópia. Porém mesmo sendo uma cópia bem feita, e mesmo com uma interessante variedade de inimigos e padrões, o original ainda é mais divertido. Não bastasse Gorf, temos ainda o título Guardian, que é mais um clone do Space Invaders mas sem a diversão do anterior. Infiltrate é um jogo de ação em tela fixa no qual pegamos elevadores e atiramos em inimigos que parecem os fantasmas de Pac-man com pernas. Algumas falhas, como não poder atirar de cima dos elevadores, tiram um pouco da graça deste jogo, mas mesmo assim é possível se divertir razoavelmente. Um jogo médio com bons momentos, além de gráficos bonitos.


International Soccer é um futiba com bons gráficos e movimentação considerando o console, e só pode ser jogado em dois jogadores, mas não diverte como Pelé's Soccer que ainda continua sendo o melhor jogo de futebol do Atari 2600. Jawbreaker é mais um clone de Pac-man, mas com uma abordagem mais horizontal. O jogo é rápido, flui bem. Muito melhor que o Pac-man de Atari 2600. Journey Escape é um jogo com a licença da banda Journey, mas não faz o menor sentido. Em minha opinião, um péssimo uso do nome da banda.

Karate é um jogo de luta um contra um, sem nenhuma graça, além de visuais horrendos. Killer Satellites é um shooter lateral com scroll aos moldes de Defender. Nele você precisa destruir mísseis e bombas que estão sendo lançados sobre uma cidade. Os controles são excelentes e os gráficos acima de média no Atari 2600. Tem ainda um mapa no topo da tela para se orientar, além de um desafio crescente. Uma boa surpresa, até supera o Defender em alguns aspectos. King Kong é um clone de Donkey Kong, mas com uma movimentação lenta a ritmo glacial por parte do bonequinho... Em contrapartida as bombas lançadas pelo King Kong - afinal ele carrega explosivos - são super rápidas, tornando o jogo frustrante. Lochjaw é um interessante clone de Pac-man, no qual você controla um mergulhador embaixo da água e deve escapar de um tubarão. Simpático. Mas é um clone...



Lock 'n' Chase a princípio me pareceu um outro (!!!) clone de Pac-man. Mas jogando alguns minutos é fácil encontrar um bom jogo. Nele você controla um ladrão de joias e deve ir coletando as coisas pelo caminho sem ser pego pelos guardas. Até aqui é basicamente igual a Pac-man, mas há uma diferença crucial: é possível fechar portas no caminho ao passar, impedindo que os guardas te peguem. É possível ter até duas portas fechadas ao mesmo tempo, o que pode ter ajudar a escapar ou pode te prender, atrapalhando ao invés de ajudar. Isso gera a necessidade de traçar estratégias e pensar rápido para escapar, adicionando tensão e por consequência, o jogo fica bastante divertido. Os gráficos são básicos mas funcionam muito bem e o jogo é ágil e com um controle super responsivo. O jogo ficou bem feito e com personalidade própria, mostrando como uma fórmula  consagrada pode ser reinventada. Gostei bastante deste aqui.

Lock n' Chase é bem mais que um clone de Pac-man,
é um excelente jogo.

Destaques: Killer Satellites, Lock n' Chase.
Piores momentos: Gopher, Guardian, Journey Escape, Karate, King Kong.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário