sexta-feira, 17 de março de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 11: O Ataque dos Clones em 1982

Fazer uma série de textos sobre todos os jogos de um console é uma tarefa difícil, como aprendi agora que resolvi fazer minha própria Jornada Atari 2600. Quando você precisa resolver uma série de coisas e o trabalho acaba exigindo um pouco mais, normalmente no tempo livre você quer descansar.  Por isso o blog perdeu um pouco seu ritmo de publicações, mas está vivo e saudável. Os posts reduziram o ritmo, mas os rascunhos e as ideias estão aguardando uma maior calmaria para serem publicados. Isso posto, continuamos com a  Jornada. Ainda estamos em 1982 e ainda há vários lançamentos deste ano para jogar.


Earth Dies Sreaming surpeendeu.

Sem maiores, rodeios, vamos para Earth Dies Screaming, um shooter espacial em primeira pessoa que funciona. A movimentação é um pouco lenta mas os gráficos são lindos para o Atari 2600, coisa fina mesmo. A paleta de cores é muito bem usada e a navegação pela superfície do planeta faz parecer que estamos orbitando o astro de fato. A movimentação é fluida em um pseudo 3D que funciona muito bem. Estou positivamente surpreso com EDS, e mais ainda lembrando que este console não tem uma memória própria. Da surpresa, fui para a decepção com Eggomania, que é um clone de Kaboom da Activision. Nele precisamos evitar que os ovos botados por uma galinha caiam no chão. Incrivelmente chato, bugado e sem uma característica que o defina, é como se pegassem o Kaboom - que já jogamos antes nesta jornada - e apenas mudassem o tema e tirassem toda a diversão. Não vale a jogada.

Encounter at L-5 é mais um clone de Space Invaders.


Os clones continuam a atacar em Encounter at L-5, desta vez chupinhando bebendo da fonte de Space Invaders (sim, mais um!). As naves inimigas se aproximam com uma velocidade absurda e atirando ainda por cima. Não é um jogo desafiante, mas sim frustrante e pelos piores motivos possíveis. Mais um jogo que não passa diversão a quem joga. Após me recuperar desses dois últimos, cheguei a Entombed. Este sim é original! Aqui nosso personagem, controlado em uma visão aérea deve sobreviver a um labirinto. Lembra um pouco Adventure à primeira vista, mas logo Entombed se mostra um teste de reflexos e decisões, pois o labirinto vai se deslocando e se o hominho ficar preso, game over. Vale muito a pena.


Entombed é simpático.


Repare na interessante escolha
de cores em Fantastic Voyage
Fantastic Voyage é um shooter vertical com scroll, no qual controlamos uma espécie de nave que percorre por um terreno semelhante a uma pista, com obstáculos pelo caminho e é possível progredir sem explodir inimigos. Porém o jogo valoriza pela pontuação quem acertar mais tiros. Belas cores e uma movimentação interessante dão o ritmo de um bom shooter no Atari, jogo simpático. Fast Eddie é um jogo de plataforma aos modos de Donkey Kong, mas com um controle bem travado e sem muito objetivo. Basicamente você fica na mesma tela coletando corações e desviando dos inimigos, e é frustrante, com uma péssima movimentação...  ZzzZZzzz...




Fast Food é mais uma bizarrice
sem graça no Atari
Estava demorando, mas veio aqui mais uma bizarrice do Atari 2600 na forma do título Fast Food, no qual você controla uma boca que abre e fecha, devendo pegar alimentos antes que eles saiam da tela. Mais um jogo absurdamente surreal mas sem nenhuma diversão neste console. Final Approach é uma bagunça, não vale a pena. Fireball é um clone de Breakout bem estranho, mas sem a diversão e bons desafios do original. Depois, fui para Fire Fighter - mais um jogo baseado em profissões - no qual controlamos um bombeiro combatendo incêndios em prédios. É original, mas é mais um jogo sem brilho desta safra. Frogs and Flies é horrendo. Você "controla" um sapo que deve comer moscas, sem nenhuma graça. Passem longe. Deu para ver porque esse texto demorou de sair, não?


Para terminar em uma nota mais alegre, pude jogar Frogger, que se mostrou uma ótima conversão dos fliperamas, considerando a época de lançamento. Os controles e os elementos de gameplay que fizeram o sucesso do Frogger original estão todos aqui, e embora os gráficos sejam bem inferiores, Frogger está em excelente forma no Atari. Vamos ver o que os próximos episódios vão trazer, ainda em 1982.



Destaques: Earth Dies Screaming, Entombed, Frogger.
Piores momentos: Eggomania, Encounter At L-5, Fast Eddie, Fireball.


Nenhum comentário:

Postar um comentário