quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 08: Ainda em 1982, Salvos por Yar's Revenge

Phoenix é surpreendente
A Jornada Atari 2600 continua e agora a bola da vez é Phoenix, um shooter vertical estilo Galaga, super rápido e intenso. Excelentes controles e um bom visual acompanham um tiroteio espacial emocionante e frenético. Os inimigos são diversificados e alguns deles devem ser atingidos em pontos-chave para serem vencidos. O problema é que tive de usar a tecla de mudo porque os sons do jogo irritam em questão de 30 segundos. Fica tocando em loop uma frase atonal e tensa, provavelmente para causar uma sensação de urgência ao jogo, mas não ficou nada legal. Phoenix, no entanto, é um ótimo jogo, é só colocar no mudo que ele demora para enjoar...



Ao centro da tela, Indiana Jones, inconfundível...



Aí eu fui seguindo com os próximos e daqui foi decepcionante, comparando com o nível dos jogos das edições anteriores, que mesclavam clássicos, surpresas e bombas. Era mais equilibrado, e nessa parte da jornada, as coisas penderam para o negativo. Raiders of the Lost Ark é triste... Me lembrou muito o jogo E.T., que vimos na edição anterior.

Depois eu fui para 3 títulos da série RealSports: Baseball, Football, e Volleyball. Eles são bem feitos, mas realmente não gostei de nenhum... Baseball e futebol americano são duas modalidades que não entendo como funciona, então eu não gostei por causa dos esportes em si, então eu não tenho uma opinião formada sobre se são boas adaptações ou não. Fui jogar o de vôlei com alguma expectativa, mas não deu porque o controle é extremamente frustrante, inibindo qualquer diversão. Os visuais são até bonitos, mas continua sendo uma nhaca... Então não rolou.

RealSports Volleyball é bonito, pena que o controle é frustrante.

Voltando aos shooters (suspiro longo...), Star Raiders é um jogo de tiro com naves mas com visão em primeira pessoa. Também não deu muito certo aqui, talvez eu esteja mal humorado, sei lá... Já em Submarine Commander você controla um submarino e deve atacar navios... Que negócio chato... Prefira jogar batalha naval no caderno, como você com certeza fazia nas aulas de matemática sobre polinômios. Vanguard é um shooter lateral com alguma coisa de Scramble, mas super lento... E minhas reticências e suspiros aumentam a cada linha desta edição... E depois cheguei ao Swordquest: Earthworld, que é uma espécie de Adventure, mas sem o menor sentido... Chega de reticências... ZzZzZz...

Star Raiders é nauseante.


Até que Yar's Revenge é simpático.
Ajudou meu humor depois de umas rodadas nessa edição...
E terminando esta edição em uma nota mais alegre, finalmente joguei o famoso Yar's Revenge, do qual os gringos tanto falam no YouTube. Cheguei a ele mal humorado e melhorei logo: é outro jogo de tiro, mas dessa vez totalmente acertado. É desafiador, divertido, diferentão... O problema é o som do jogo, e mais uma vez tive que jogar no mudo. Mas assim como Phoenix e os outros jogos de outras edições, me diverti muito. No final, valeu a pena seguir mais esse trecho da lista, pois Yar's Revenge e Phoenix justificaram a paciência que os outros jogos dessa edição pediram. Essa edição foi um tanto alarmante, porque de todos os jogos que conferi dessa vez apenas dois se salvaram! Espero que as próximas vezes melhorem o nível.

Destaques: Yar's Revenge, Phoenix.
Piores momentos: todos os RealSports, Raiders of the Lost Ark e Star Raiders.




Nenhum comentário:

Postar um comentário