segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Análise 48 - Bubbles [Arcade]



O mês de fevereiro tem sido pesado no trabalho, mas mesmo assim relativamente agitado neste blog. Hoje, trago um dos jogos mais bizarros de que já tive notícia... Bubbles é um jogo de arcade lançado pela Willians em 1982. Trata-se de um título um tanto obscuro e não tão bem recordado pelos jogadores. E não é para menos, pois a premissa é no mínimo peculiar: o jogador controla uma bolha de água em uma pia, limpando sua superfície ao mesmo tempo em que evita inimigos. Desenvolvido por John Kotlarik e Python Anghelo, foi uma tentativa de criar um jogo no estilo de  Pac-Man com uma abordagem mais simpática, por assim dizer. 



Bubbles é um jogo de ação com alguns elementos leves de puzzle em um ângulo de vista aéreo. O jogador deve manobrar a bolha e capturar formigas, migalhas e gordura antes que essas coisas alcancem o ralo da pia. Quanto mais detritos são capturados, mais a bolha cresce, chegando a ganhar olhos e boca. Nessa hora, a bolha não é mais vulnerável aos esfregões e buchas que estão competindo com ela pela limpeza, rebatendo esses objetos ao invés de perder uma vida. 








A pontuação é aumentada quando conseguimos jogar tais utensílios da cozinha no ralo. É preciso também tomar cuidado com as baratas (que encanamento é esse...) só podem ser eliminadas se a bolha estiver com uma vassoura grudada- esta última adquirida só quando absorvemos a gnoma com a vassoura. Maluco? Sem dúvida alguma. A fase termina quando toda a sujeira da pia sumir. Se nessa hora a bolha tiver um rosto completo, o jogador passa ao próximo nível. Caso contrário, começamos de novo a fase com uma vida a menos. Há um atalho para passar de fase, em que é possível conduzir a bolha com o rosto completo até o ralo quando ele piscar em verde. Mas uma vida é perdida se levarmos a bolha ao ralo em outras condições.
 




Uma rara e feia máquina de Bubbles em ação

O mérito de Bubbles é ser completamente diferente do esperado para qualquer época - talvez hoje em dia nem tão peculiar devido à ousadia dos jogos indies, enfim... Ao mesmo tempo em que isto é uma fraqueza, pois como o jogo todo se passa em uma pia suja, é muito fácil de enjoar. Mesmo tendo um alto nível de desafio e mesmo com uma proposta inteligente para o estilo de jogo de Pac-man, Bubbles enjoa surpreendentemente rápido. Os controles, como é de se esperar, são escorregadios e para manobrar a bolha é preciso muitas tentativas e erros, mas mesmo assim é no  mínimo interessante o jogo. Do ponto de vista técnico é um jogo muito bem feito considerando sua época de lançamento, mas ele não consegue prender por muito tempo. Bom, eu pelo menos não consegui jogar muito tempo. Pude conferir esse título pela coletânea de ps2 Midway Arcade Classics, no qual acredito que seja o melhor formato para esse jogo. Não é um clássico mas consegue divertir por uns minutos! E vocês? Chegaram a conhecer esse jogo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário