domingo, 29 de janeiro de 2017

Análise 44 - Pole Position I + II [Arcade]

Pole Position não é nem de longe o primeiro jogo de corrida, mas foi o
primeiro a trazer realismo ao gênero, praticamente criando tudo o que
viria a ser esperado de um jogo de corrida.
Estou ciente de que o Pub anda carente de jogos de corrida. Já há algum tempo quero falar sobre Pole Position de Arcade, o jogo que praticamente inventou o gênero corrida. Hoje vou fugir da rotina e falar de dois jogos ao mesmo tempo: Pole Position I e II. Como foram lançados em 1982 e 1983 respectivamente, eles são bastante parecidos, sendo as únicas diferenças o detalhamento gráfico e o número de pistas. A ideia dos dois é muito parecida, por isso achei que não faria sentido escrever duas análises pois ficaria repetitivo. Então vamos lá. 


Pole Position I em ação

São dois jogos de corrida concebidos por ninguém menos que o pai de Pac-man, Toru Iwatani. Talvez apenas esta descrição já aponte para clássicos sem necessidade de maiores explicações. Porém, mais do que isto, Pole Position e sua sequência podem ser considerados como os grandes precursores dos jogos de corrida, definindo o que sempre se espera de um jogo de corrida desde 1982. Nas versões originais jogavam-se em uma cabine com pedais para freio e acelerador, mais volante, simulando a experiência de dirigir um veículo de verdade. Para esta análise usei os jogos da coletânea Namco 50th anniversary para PS2.
 
Nestes jogos controlamos um carro de fórmula 1 visto pela traseira, assim como Night Driver havia feito alguns anos antes. As pistas são bastante coloridas porém na medida certa, sendo sem dúvida o jogo mais impressionante  - visualmente falando - de 1982. A sensação de velocidade é constante e a movimentação do carro pela pista segue um efeito de rolagem muito interessante, que viria a ser o padrão desses tipos de jogos por pelo menos mais de uma década depois, influenciando Enduro, OutRun, Top Gear, entre tantos outros. O gráfico do segundo jogo é um pouco mais detalhado que o primeiro, mas ambos são incríveis para a época e foram em minha opinião foram insuperáveis até o lançamento de Punch-out! pela Nintendo, que analisei aqui no blog.

Já no primeiro jogo havia uma excelente sensação de velocidade

Os sons são bastante primitivos em comparação com os gráficos dos jogos, porém não comprometem em nada a experiência. Nestes jogos, pilotamos o carro primeiro por  uma volta de qualificação. Se o jogador terminar a volta no tempo certo, ele se qualificará para uma corrida de fórmula 1 no pé do Monte Fuji contra outros 7 carros. Se o jogador não conseguir qualificar para a corrida, ele ficará na pista de qualificação até o tempo acabar. É importante também evitar sair da pista para não destruir o carro nos Outdoors, além de evitar bater em outros carros, causando a destruição dos envolvidos.

O primeiro jogo tem apenas a pista do Monte Fuji, mas sua sequência conta com mais três pistas. Hoje em dia parece pouco, mas para a época Pole Position foi  incrivelmente revolucionário, empurrando os videogames para um novo patamar. É um jogo tão bem feito e avançado que é difícil acreditar que saiu em 1982. E a sequência, ainda melhor, em 1983... Parecem mais jogos do início do ciclo do Mega Drive, o que é impressionante.

Pole Position II apresenta diferenças sutis
em relação ao primeiro jogo

Minha experiência com esses petardos foi prejudicada pela falta de um volante - joguei com o Dual Shock 2 mesmo - mas mesmo assim me diverti bastante com esses dois jogos. Recomendo a todos conferir esses jogos tão revolucionários a ponto de moldar um gênero inteiro e trazer um maior nível de realismo aos videogames. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário