terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Análise 34 - Robotron 2084 [Arcade]


As análises deste blog continuam seguindo uma ordem mais ou menos lógica, e aparentemente estamos no meio de um segundo especial informal de shooters: é a quarta análise de shoot'em-up seguida que escrevo. Creio que agora tenha material para fazer alguns especiais formalmente, mas isto fica mais para o futuro. Hoje falo de um jogo que havia jogado uma vez no Nintendo 64 (e gostado muito): Robotron 64. Recentemente pude jogar a versão original de arcade pelo Midway Arcade Treasures do PS2. Trata-se de Robotron 2084, ou simplesmente Robotron.

Desenvolvido por Eugene Jarvis e Larry DeMar e lançado pela Williams em 1982, Robotron segue a linha de jogo de tiro com tela fixa, a exemplo de Space Invaders, Asteroids, Centipede, Millipede... Mas com algumas características que o diferenciam e muito destes outros jogos. Controlamos um super humano sem nome por arenas futuristas nas quais outros seres humanos a serem resgatados andam calmamente no meio de robôs – Robotrons – que os atacam e atacam ao jogador. 

A trama é simples e se passa no ano de 2084, em um futuro fictício no qual robôs se rebelaram contra os humanos – ao melhor estilo Matrix. O objetivo do jogo é a cada fase resgatar os seres humanos de robôs (mostrando uma leve influência do clássico Defender) e destruir uma série deles com seus tiros.

Assim como em Asteroids, é possível se movimentar livremente pela tela, cujo cenário é mostrado por um ponto de vista em visão aérea. É possível atirar em todas as oito direções ao mesmo tempo em que se movimenta, permitindo um leque amplo de ações na tela. É como se misturassem Asteroids com a velocidade de Millipede e elevassem a ação a níveis inéditos para a época. É uma descrição crua porém acredito que acertada do que se pode esperar ao jogar Robotron. 
Uma breve explicação sobre o que está acontecendo na tela.

Os controles são ágeis e respondem muito bem, funcionando incrivelmente bem com as duas alavancas. O visual é futurista e a movimentação dos personagens é ágil, mostrando múltiplos inimigos na tela com movimentações independentes, sem nenhum sinal de lentidão. O áudio segue o padrão dos arcades de estilo espacial de época: tiros e explosões com um ar todo futurista, gerando uma atmosfera incrível. Juntando a isso os excelentes controles e sistema de jogo, Robotron 2084 é facilmente um dos melhores jogos de tiro da década de 1980 e um clássico absoluto da era de ouro dos fliperamas. 








Robotron pode ficar frenético rapidamente.

Robotron 2084 foi muito bem recebido na época de seu lançamento, sendo um sucesso tanto de público quanto de crítica, e além da diversão, será sempre lembrado como o jogo que popularizou o controle em duas alavancas - que segue mais forte que nunca nas gerações mais modernas dos videogames. Minha opinião deste título é a melhor possível, e dentre todos os jogos que analisei neste blog é um dos meus favoritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário