sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Análise 31 - Moon Patrol [Arcade]




A belíssima arte do jogo

A cabine de Moon Patrol
Desenvolvido pela Irem e lançado pela Williams em 1982, Moon Patrol é um jogo de Arcade reconhecido por ser um dos pioneiros a introduzir o efeito de side-scrolling nos videogames. Neste blog, há muito tempo, escrevi sobre este efeito e seu impacto na jogabilidade, mudando completamente todo o cenário dos jogos eletrônicos na primeira metade da década de 1980. Moon Patrol é um shooter espacial com uma série de peculiaridades. A exemplo de Scramble e Defender, apresenta uma progressão lateral em 2D, diferentemente de Galaxian, por exemplo, que apresentava uma progressão vertical. 














O controle do jogo é muito bem explicado na própria máquina





 
Aqui controlamos uma espécie de tanque articulado transitando por uma superfície irregular e com múltiplas crateras situada na lua. Enquanto controlamos o veículo é preciso evitar uma série de obstáculos, como crateras e minas, e para tanto é possível saltar com o veículo, como se fosse um jogo de plataforma. Há também inimigos como discos voadores e tanques, que podem ser eliminados com tiros, de forma semelhante a todos os outros shooters da época. 










O tanque atira para o alto e para
frente ao mesmo tempo.
Os controles são bastante diferentes em relação aos outros shooters espaciais: é preciso dosar a aceleração ou a frenagem do tanque, enquanto salta por sobre obstáculos e atira em naves inimigas, o que gera um desafio até maior que os jogos de nave, pois o tanque tem muito menos liberdade de movimentação. A progressão do jogo é dividida em vários trechos com 26 checkpoints - a exemplo de Pitfall II - cada qual representando uma letra do alfabeto inglês de A até Z. Há 5 checkpoints principais que são as mudanças de fase: E, J, O, T e Z; sendo que em cada um destes o cenário muda e novos obstáculos são introduzidos, aumentando o desafio progressivamente. 









A pontuação é detalhada a cada etapa vencida

A parte de cima da tela mostra o quanto o jogador progrediu e também avisa sobre alguns perigos. Há 3 luzes de alerta alinhadas verticalmente: a de cima avisa sobre ataques aéreos, a do meio avisa sobre minas explosivas e a de baixo alerta para inimigos aproximando-se por trás. Ao final de cada estágio o jogo conta a pontuação e compara com uma média, definindo o recorde do jogador levando em conta tempo, inimigos abatidos, etc. 

Os detalhes se juntam com a diversão
para tornar este jogo extremamente interessante.


Com frequência as naves inimigas criam novos
obstáculos, aumentando a dificuldade.
 A ambientação é muito interessante e bem representada pelos gráficos. Há vários detalhes nos cenários, como crateras, bases espaciais, além de bastante diversidade nas naves inimigas. Algumas bombas lançadas por naves chegam a mudar o cenário criando crateras onde não existiam, criando um perigo a mais e adicionando mais profundidade e dinamismo ao jogo. A movimentação é muito bem representada e as rodas do tanque realmente parecem estar circulando em um terreno irregular. As explosões são bem representadas para a época e o uso da paleta de cores é agradável aos olhos.











Em resumo, Moon Patrol é muito divertido. Os pequenos detalhes como mudanças nos cenários após explosões, mistura entre plataforma e shooter, assim como os ótimos gráficos, unem-se para criar uma excelente experiência Arcade. O jogo envelheceu muito bem e é um jogo agradável de se ver e jogar. Juntando isso aos precisos e excelentes controles, temos um shooter extremamente divertido e estranhamente esquecido no tempo.

Prepare-se para ver as rodas voarem muitas e muitas vezes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário