quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Análise 21 - Pong [Arcade]

O lindo gabinete de Pong
Um videogame tem várias definições, e mais de uma vez já dissertei alguns períodos sobre isto, porém tais definições são amplas. Estive fazendo uma pesquisa breve sobre o jogo do qual vou falar hoje, e durante minhas leituras encontrei uma definição bastante interessante da qual não saberei apontar a autoria. Os videogames seriam dispositivos eletrônicos conectados a algum tipo de tela ou ecrã; e seriam operados por meio de interações humanas - usuário versus aparelho - por meio de botões, alavancas, knobs... Esta interação gera na tela um feed back (ou resposta) gráfico, representando a ação realizada. Um dos primeiros aparelhos a explorar este conceito foi o Arcade/fliperama de Pong, produzido por Allan Alcorn em 1972 e lançado pela Atari no final do mesmo ano.

Pong é basicamente um jogo de ping pong representado em gráficos 2D, com visuais simples, consistindo em uma tela preta dividida por uma linha pontilhada que faz as vezes da rede, duas barras retangulares nas extremidades laterais da tela e um quadradinho que se move - representando a bola. Na parte superior da tela, o placar. 


Um dos primeiros jogos da história já apontava a
direção competitiva que os videogames tomariam

 
Posicionando as raquetes corretamente,
nós criamos a tela de loop infinito! :D
Este título é para dois jogadores simultâneos, que controlam as barras no sentido vertical, devendo impedir que a bolinha encoste no canto da tela. Quando o jogador não consegue rebater a bola, o adversário soma um ponto. O objetivo é marcar pontos e vencer a partida - extremamente simples, e aí está a beleza de Pong. Os jogadores controlam as barras por meio de knobs semelhantes aos controladores de volume em amplificadores de som ou guitarras e televisores antigos. Isto gerava um controle analógico que permitia uma bela precisão no movimento das raquetes, e as partidas rapidamente ficam competitivas.
 
De forma acertada, os anúncios da Atari naquela época apontavam Pong como
uma revolução, que perdura mesmo 44 anos depois.

Para escrever esta análise, joguei este título com minha esposa Bruna pelo emulador MAME, usando o teclado para controle das raquetes. Embora tenha tido que ajustar a sensibilidade e a experiência não seja a mesma que o original, foi extremamente divertido de se jogar contra, rendendo risadas, e divertindo muito na ausência de uma mesa de ping pong de verdade. É jogar para crer, em pleno 1972 Pong já era um competente simulador de tênis de mesa. Pong foi o primeiro jogo de esportes a ser lançado, e um dos primeiros videogames da história. E foi o primeiro jogo eletrônico a ser lucrativo - na época, as máquinas de Pong geravam por dia uma média de 35 dólares em fichas!!! - e a alcançar popularidade a nível mundial, gerando uma revolução que iniciou a indústria dos videogames. Como esperado, Pong gerou inúmeros clones e imitações. Isto porém, será assunto para uma outra matéria...

 



A experiência de jogar Pong pelo MAME com minha esposa deixou uma grande curiosidade de jogar o original com seus controles precisos. Mais ainda, foi extremamente divertido e revelador, me inspirando a pesquisar ainda mais os primórdios dos jogos eletrônicos. Hoje em dia Pong é simples até demais, mas quem quiser uma diversão simples e descompromissada com certeza ficará feliz com Pong. Para os mais velhinhos então, nem é preciso recomendar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário