sábado, 1 de outubro de 2016

Análise 15 - Asteroids [Arcade]


Com a proposta de curar e preservar informações sobre os jogos clássicos que definem os videogames de um modo geral, tive a oportunidade de pesquisar e jogar muitos títulos marcantes na história desta mídia. Hoje, vou discorrer brevemente sobre um dos grandes símbolos do que é um videogame em si, à altura de clássicos como Space Invaders, Pac-Man, Donkey Kong, Super Mario Bros.... Lhes apresento Asteroids! 



 

Os gráficos vetoriais ainda têm uma atmosfera futurista muito bacana.

Lançado em 1979 pela Atari e produzido por Lyle Rains, Ed Logg, e Dominic Walsh, Asteroids é mais um jogo sobre tiros em espaçonaves, ajudando a definir o que seria futuramente conhecido como o gênero shoot'em-up. Este título utiliza-se de gráficos vetoriais - um expediente que raramente é utilizado hoje em dia, mas que foi muito difundido durante a década de 1970 e o início da década de 1980. A nave e os asteróides são representados por formas geométricas simples, sendo a nave uma espécie de letra "A". Nele, o jogador deve atirar contra os asteróides e os eventuais discos voadores ou óvnis que surgem pelo caminho - sendo estes os multiplicadores de pontos, muito semelhante ao que vimos em Space Invaders.

Acertar as naves inimigas é tão divertido quanto em Space Invaders

Um dos gabinetes originais de Asteroids
A movimentação é feita ao girar e acelerar a nave, tendo comandos específicos para cada ação, além de atirar e usar o recurso do hiperespaço - presente também em Defender, do qual falei neste blog, com funcionamento idêntico. A movimentação da nave simula a inércia de um veículo voador, tornando o controle bastante satisfatório. Ao atirar em asteróide, ele se divide em dois, e assim sucessivamente, e a cada alvo atingido o jogo fica mais difícil. Os asteróides e os discos voadores atacam ao mesmo tempo e vão sempre encurralar o jogador. É muito satisfatório bater os próprios recordes e o tempo voa quando se joga Asteroids - do mesmo jeito que Pac-man e Space Invaders. Não se trata de um jogo bonito, mas é tão agradável de se jogar e foi tão marcante por isto, que mesmo sem ter personagens carismáticos conseguiu resistir ao teste do tempo e tem seu lugar permanente na história dos videogames. E se pensarmos no assunto, realmente o que importa a um jogo é a diversão; e Asteroids oferece muito.

O painel de controle do fliperama de Asteroids visto de perto. Repare no monitor uma breve descrição do sistema de pontuações.

Um dos muitos flyers da época.

Asteroids recebeu adaptações e versões para quase todas as plataformas disponíveis até hoje e teve um profundo impacto sobre o surgimento da indústria dos videogames durante a primeira época dourada dos fliperamas. Foi também muito importante no surgimento do gênero shoot'em-up. Mais importante do que isso é que este jogo continua absurdamente divertido e é atemporal. Hoje em dia, além de quase todos os sistemas, é também possível jogar pelo navegador aqui. Vale muito a pena jogar, apenas recomendo tomar cuidado para não jogar demais...





Nenhum comentário:

Postar um comentário